Image Map

2 de nov. de 2013

Resenha: Veronica Decide Morrer.

                                      

Autor: Paulo Coelho
Editora: Sextante.

     ''Veronica Decide Morrer'' é uma obra maravilhosa que realmente me surpreendeu e me fez pensar no quão sortuda eu sou... E depois falar:

                                    

''Que merda eu estou fazendo da minha vida?'' 

                                   

     E depois essa foi minha reação para minha pergunta interna:

                                   

      Mas vergonhas a parte, eu amei o livro.
     Paulo Coelho é um ótimo escritor, a linguagem do livro é fácil, rápida, sem muito exagero e isso faz a leitura fluir com facilidade, e obviamente contribui bastante para que o livro seja traduzido em diversas línguas e o leitor de outros países não ''estranhe'' quando for efetuar a leitura.
     E mais, o autor é brasileiro!

                                         

     Lógico que eu sabia disso quando eu fui comprar, que aliás, eu comprei pelo submarino em uma promoção que teve de 3 livros por 30 reais. E N-Ã-O! Eu NÃO estou fazendo propaganda e muto menos ganhando dinheiro para isso (infelizmente), estou apenas informando da promoção que teve e eu nada besta aproveitei. E, caso vocês queiram, eu posso ficar avisando/informando para vocês caso tenha outra. É, certo; vou falar com o submarino sobre isso. HAHAHA. Então, se quiserem, comentem. Assim vocês ficam por dentro sobre as promoções tanto no submarino quanto nas livrarias e etc... Ok?
    Continuando. O livro chegou (avá), e eu dei a louca. HAHA (avá)
     Mas super normal, né?!

                                       

                                       

                                       

     O primeiro livro que eu li, já que chegou 3, foi o do Paulo Coelho. Não só por que ele era um escritor brasileiro e eu nunca li nenhum livro dele antes, mas também por que a sinopse do livro me pegou de jeito.
Deem uma lida e vejam se não ficam com vontade de ler:

''Quando conseguiu quase tudo o que desejava na vida, chegou à conclusão de que a sua existência não tinha sentido, porque todos os dias eram iguais. E decidira morrer.''

''Aos 24 anos, a eslovena Veronica parece ter tudo: juventude e beleza, pretendentes, uma família amorosa e um emprego gratificante. Mas num dia frio de novembro, ela toma um punhado de remédios para dormir com a intenção de nunca mais acordar.
Só que ela acorda no Sanatório de Villete, o lugar de onde ninguém jamais havia fugido. Logo fica sabendo que só teria alguns dias e vida, e isso lhe desperta emoções até então desconhecidas.''

     Quando eu li esse mini resumo eu fiquei tipo:


''Eu tenho que ler.'' 


      E por mais que seja só isso, no começo, o fato dela pronto, ter decidido morrer, não é só isso e depois ir para um sanatório. Tem reviravoltas, inúmeras delas! O fato de surgir um romance dai nem me chocou tanto, já que para mim todos os livros sempre tem um tipo de romance; mas de como surgiu, arrebatou meu coração. (E olha que eu não gosto de romance) O Paulo Coelho faz as coisas surgirem. Primeiro ele só colocou um personagem ali, quetinho(literalmente haha), fez ele parecer um figurante; e depois. BUM! Ele já está ali, lhe esperando no final, como um personagem super significativo.
Ai você fica tipo:

''Oh meu Deus, é você Edward?''

    Siiiiiiiiiim, Edward! Um Esquizofrênico super misterioso, e consequentemente, apaixonante. 
     É impossível não se identificar com a estória de vida dos personagens que estão no hospício que aparecem no decorrer do livro. Que, por sinal, é inspirado em experiências próprias do Paulo Coelho. 
E ao saber que esse livro foi inspirado em experiências próprias, eu fiquei tipo:




     ''A loucura é a incapacidade de comunicar-se. Entre a loucura e a normalidade, que no fundo são a mesma coisa, existe um estado intermediário: chama-se ser diferente. E as pessoas estavam cada vez com mais medo de ser diferentes. No Japão, depois de ter pensado muito sobre a estática que acabara de ler, me veio a ideia de escrever um livro sobre a minha própria experiência. Escrevi 'Veronika Decide Morrer' na terceira pessoa, usando meu ego feminino, poque sabia que a minha experiência de internação não era o que interessava - mas sim os riscos de ser diferente, e o horrores de ser igual.'' -Paulo Coelho.




     O que eu falei? HAHÁ! I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L não se identificar. 
     Além de Edward e Veronika, existe Zedka, mulher que se tornará amiga de Veronika e lhe responderá a pergunta da mesma, ''O que é um louco?'' Que segundo ela é: ''Os loucos são quem vive em seu mundo.'' Que no caso, é fora de Villete. E no mesmo dia que ela respondeu isso, ela lhe contou a seguinte estoria:

     ''Um poderoso feiticeiro, querendo destruir um reino, colocou uma poção mágica no poço onde bebiam todos os seus habitantes. Quem tomasse aquela água ficaria louco. Na manhã seguinte, a população inteira bebeu e todos enlouqueceram, menos o rei, que tinha um poço só para si e sua família, onde o feiticeiro não conseguira entrar. Preocupado, ele tentou controlar a população, baixando uma série de medidas de segurança e saúde publica: mas os policiais e inspetores haviam bebido a água envenenada e acharam um absurdo as decisões do rei, resolvendo não respeita-las de jeito nenhum. Quando os habitantes daquele reino tomaram conhecimento dos decretos, ficaram convencidos de que o soberano enlouquecera e agora estava escrevendo coisas sem sentido. Aos gritos, foram ao castelo e exigiram que renunciasse. Desesperado, o rei prontificou-se a deixar o trono, mas a rainha o impediu, dizendo: 'Vamos agora até a fonte, e beberemos também. Assim ficaremos iguais a eles.' E assim foi feito. O rei e a rainha beberam a água da loucura e começaram imediatamente a dizer coisas sem sentido. Na mesma hora, os seus súditos se arrependeram: agora que o rei estava mostrando tanta sabedoria, por que não mante-lo no trono?. O país continuou em calma, embora seus habitantes se comportassem de maneira muito diferente de seus vizinhos. E o rei pôde governar até o fim de seus dias.'' 

     Sim, Zedka têm sua estória, e um porque para ela estar em Villete(o nome do sanatório). Mas eu vou deixar para que ela mesma conte.
    Mas o que eu quero ressaltar, é que não foi Zedka que ''inventou'' essa estória do ''Poço da loucura'', e sim o Dr. Igor, o psiquiatra, no qual o esquema do figurante que eu falei anteriormente se enquadra muito bem nele ;) #FicaDica HAHAHA
     Enfim. Veronika recebe a notícia que durará apenas mais 5 ou 6 dias e ela quer encurtar esse tempo. Então ela pede ajuda a Zedka que indica um grupo chamada ''A Fraternidade'', no qual sua ''líder'' é Mary; uma mulher de cabelos brancos que como qualquer outro personagem terá sua estória contada em algum momento. Mas o porém, é que essa tal de Mary, assim como qualquer outro louco, não é obrigado a ser gentil ou derivado com quem quer que seja, muito menos uma estranha, suicida que é Veronika. E sim, a tentativa de suicídio da mesma é bastante conhecido, e também motivo de piada. E, a notícia que a principal vai morrer em poucos dias também é muito falado. Uma coisa que os loucos dão valor, e talvez a única coisa, é a vida. Então, ao saber isso, dá para se tirar umas coisinhas ao relacionar isso com Veronika HAHA.
     Logo, termino dizendo que esse livro é ótimo. Como será que termina a estória de Veronika? E o ''romance''? Qual a estória dos outros personagens? Veronika consegui morrer no final? AAAAAAH! Muitas perguntas, e a resolução delas é ler o livro. E no final a gente faz a seguinte pergunta:
O que estou fazendo da minha vida?

     Super recomendo esse livro ;) 
     Essa foi a resenha! avá  O que acharam? Por favor, comentem, eu quero muito saber a opinião de vocês. E, pretendo fazer mais resenhas, o que acham? Espero que gostem da ideia.
     É isso, vou acabar por aqui por que já falei demais nesse post. E, com o incentivo super delicado da Lycia Evely, eu vou escrever mais capítulos de A Esquizofrênica, e posto mais um capítulo hoje ;) O que acham? Comentem abaixo. Sou movida a comentários :) E, eu responderei os mesmos desse post, portanto façam perguntas se quiserem, sintam-se avontade para conversar comigo :D
     Beijos gatas e gatos seduzentes ;* 
     

5 comentários:

  1. SEGUINTE: Eu tipo preciso ler esse livro
    Essa resenha que você fez.. fiquei tipo EU NECESSITO LER é serio vou na saraiva comprar proxima semana
    kkkkkk'
    Ameiii ameiii ameiii
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa beça, vlw mesmo agora to morrendo de curiosidade mas não posso lê o livro agora por três motivos: dinheiro; semana de provas; tem 7 livros na frente desse pra eu ler. obrigada mesmo hahaha
    Em fim, a resenha ficou muito boa. Isso pra mim é um problema pq se todas as resenhas forem assim vou ter livro pra ler pro resto da vida e não vou conseguir lê todos hahahhahaha. ;)

    OBAAA EP. NOVO DE A ESQUIZOFRÊNICA \O/

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que vontade de ler esse livro! Tenho dezenas de livros pra ler e você coloca mais um na minha lista?? Obrigada, Becca! Agora a lista ficou interminável! Do jeito que eu sou lerda, impossível terminar. Se continuar com essas resenhas vai ficar difícil hein, mas quem sou eu pra dizer "Pare Rebecca, está me fazendo querer ler mais livros!"? Enfim, a resenha ficou muito boa, parabéns ;) bj gata

    ResponderExcluir
  4. A Senhora é destruidora mesmo viu!

    ResponderExcluir